2014/03/24

Quanta diferença

  O sistema de cobrança de passagens de trens no Japão pode parecer um tanto confuso.
Muitas vezes, a passagem é cobrada em partes. Existe o título de transporte (joshaken) que dá direito somente ao transporte de um determinado percurso. Além dele, em vários casos, existem as tarifas de serviços especiais. Cito dois casos típicos: o trem-bala e o assento reservado (shiteiseki).

Em ambos os casos, esse bilhere adicional permite o uso de, respectivamente, trem diferenciados ou vagão com assento definido. Também existe a "primeira classe" (green car), trem expresso (tokkyuken), etc.

  Pois bem, no último final de semana, viajei pelo Japão de trem. Num dos trechos, como eu tinha o bilhete de assento reservado, viajei o percurso inteiro sentado, num vagão onde todos os assentos eram reservados. Como muitos preferem viajar mais economicamente, compraram somente o joshaken. Até existe um vagão com assentos para os portadores desse tipo de bilhete somente, mas naturalmente estavam todos tomados. Assim, muitos viajavam de pé nos corredores desse e dos vagões de assentos reservados. O que me chamou a atenção é que vários assentos desses vagões estavam desocupados, mas ninguém sentava. Porquê? Porque não haviam pagado pelo assento. Simples assim. Ninguém questionava a empresa por explorar dos consumidores. Talvez alguns estivessem sentados indevidamente, mas eram minoria absoluta. Quem não pagou, não senta. Quem quer sentar, paga para isso. Complicado?

  Fico imaginando no Brasil, se um sistema desses fosse implantado. Só causaria problemas. Pedir amigavelmente é perda de tempo. Mesmo chamando algum funcionário, grande possibilidade de criar um tumulto.

  Cansei de ir em estádios, shows, em que o lugar reservado que tinha estava ocupado, e ter que pedir para que o ocupante me "devolva" o meu lugar. Uma palhaçada. E quem pede é considerado o babaca, porque ser errado no Brasil é ser esperto. Trouxa é aquele que cumpre o que diz no bilhete.

  Viva o Brasil! Cada dia que passa, cada dia que vivo longe do Brasil, esse me deixa mais triste... 

0 件のコメント:

コメントを投稿