2015/02/03

A Indústria da Ineficiência

Na recente visita ao Brasil, após mais de 1 ano longe, não foi difícil perceber como as coisas são ineficientes nesse país. Mas o que me impressiona é como o povo, independente de cor, sexo, escolaridade ou classe social, estão conformados com essa situação. Me pareceu que pouquíssimos estavam descontentes. Ou que a maioria, embora reclamando da situação, não parecia querer mover uma palha para mudá-la. Infelizmente, nada vai mudar enquanto as pessoas ficarem reclamando sem de fato tomar atitudes.

Então, me pergunto. Porque um sistema assim funciona? Porque um povo crítico, que organiza passeatas para defender um criminoso condenado a morte do outro lado do mundo, fica quieto em meio ao caos em que se encontra seu país?

Acho que a explicação só pode ser uma: todos "levam o seu" nessa situação. Não que recebam diretamente alguma coisa. Mas o caos dá vantangens a muitos. Prestadores de serviços ruins sabem que terão mercado e ainda deixarão o mesmo mercado para outros prestadores dos mesmos serviços, pois retrabalhos serão necessários. Espertos precisam ser mantidos atuantes para que os nobres denfensores da população possam entrar em ação. O famoso "quem desenvolve as piores doenças são as próprias empresas farmacêuticas para vender seus produtos". Mesma coisa com o vírus de computadores e os programas de proteção. Simples assim. Em escala maior e com relação um pouco menos direta, mais emaranhada. Um crime gera demanda para "advogados", "sistemas de alarme", "seguranças".

Por isso mesmo, lamento chegar a conclusão de que nada vai mudar. Triste...

1 件のコメント:

  1. Concordo com o que você disse. "Prestadores de serviços ruins sabem que terão mercado e ainda deixarão o mesmo mercado para outros prestadores dos mesmos serviços" - Logo me veio na cabeça a GVT, uma das empresas de internet mais famosas e cujo serviço é horrível e sempre me dá dor de cabeça por aqui. Apesar das reclamações, eles continuam a manter aquelas propagandas falsas mostrando "famílias" supostamente satisfeitas com a provedora. "Um crime gera demanda para "advogados"" - Outra coisa que eu detesto nesse país, são esses "advogados de defesa". Não importa se o crime foi brutal e as provas apontam acertadamente para um determinado suspeito, que sempre haverá um "advogado de defesa" para defender o meliante. É triste mesmo.

    返信削除